A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários, também representada pela sigla PRAEC, é o órgão responsável pela coordenação, promoção e desenvolvimento das políticas de assistência estudantil e comunitária, quando promovidas pela Universidade Federal de Lavras.

Dentre as atribuições da PRAEC estão a coordenação, a promoção e o desenvolvimento de programas, projetos e atividades relacionadas à assistência estudantil, à moradia estudantil, à alimentação, ao esporte e lazer, à acessibilidade, à saúde, aos assuntos da diversidade e diferenças, dentre outros fins.

Assistência Estudantil

A assistência estudantil é direcionada aos discentes, com prioridade àqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de acordo com as políticas da Administração da UFLA, do Ministério da Educação e do Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES.

Assistência Comunitária

A assistência comunitária é direcionada ao atendimento dos servidores docentes, técnico-administrativos e terceirizados, com prioridade àqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como à comunidade externa à universidade, de acordo com as políticas da Administração da UFLA.

A assistência comunitária da UFLA tem como objetivos:

1. prestar assistência nas áreas de alimentação, atendimento psicossocial, saúde, esporte e lazer;
  2. propiciar condições de melhoria da qualidade de vida dos servidores da UFLA.